sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Reaquecendo as turbinas! 2011!

Salve salve, como diria Silvio Luis, agora narrador de playstation.Fifa para a eternidade!

Bom, 2011 começa e acá estamos nós, meio acolá, nem cá, mas de patacada em patacada, vamos nadando.

Andava meio arrediu a escrever, talvez esperando a fase de final de ano passar e o novo governo tomar, ops, ser empoçado.Aliás, falando em "poça", haja água! valei-me minha mãe Nanã!

E para pontapé 2011, um texto meio antigo, copiado, mas nunca é tarde para lembrar.Quem sabe eu faça um lindo vídeo de youtube com ele.
Abraços e muito Axé!

Umbanda, quem és?

            Sou a fuga para alguns, a coragem para outros.
Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas.
Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros planos.
Sou a senzala do Preto Velho, a ocara do Bugre, a cerimônia do Pajé, a encruzilhada do Exu, o jardim da Ibejada, o nirvana do Indu e o  céu dos Orixás.
Sou o café amargo e o cachimbo do Preto Velho, o charuto do Caboclo e do Exu; o cigarro da Pomba-Gira e o doce do Ibejê.
Sou a gargalhada da Padilha, o requebro da Cigana, a seriedade do Tranca-Rua.
Sou o sorriso e a meiguice de Maria Conga e de Cambinda; a traquinada de Mariazinha da Praia e a sabedoria deUrubatão.
Sou o fluído que se desprendedas mãos do médium levando a saúde e a paz.
Sou o isolamento dos orientaisonde o mantra se mistura ao perfume suave do incenso. Sou o Templo dos sinceros e o teatro dos atores.
Sou livre. Não tenho Papas. Sou determinada e forte.
Minhas forças? Elas estão no homem que sofre e que clama por piedade, por amor, por caridade.
Minhas forças estão nas entidades espirituais que me utilizam  para seu crescimento.
Estão nos elementos. Na água, naterra, no fogo e no ar; na pemba, na tuia, no mandala do ponto riscado.
Estão finalmente na tua crença,na tua Fé, que é o elemento  mais importante na minha alquimia.
Minhas forças estão em ti, no teu interior, lá no fundo, na última partícula da tua mente, onde te ligas ao Criador.
Quem sou? Sou a humildade, mas cresço quando combatida.
Sou a prece, a magia, o ensinamento milenar, sou cultura.
Sou o mistério, o segredo, sou o amor e a esperança. Sou a cura. Sou de ti. Sou de Deus. Sou Umbanda.
Só isso. Sou Umbanda.
Elcyr Barbosa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário