sábado, 3 de dezembro de 2011

A sopa

Ola, Um texto que achei muito oportuno, do Sacerdote Pai Etienne Sales. A desguste: A palavra Umbanda é dericada do Quimbundo e se refera a magia, curador pela magia (cura material, espirtitual) ... Ela é achada no séc. XIX nas obras de Eli Chartelain (Contos de Angola, que tenho um exemplar), mas não faz referências a uma religião. No séc. XIX existem relatos de trabalhos de guias, como: caboclos, pretos-velhos, exu ... Nos Candomblés de Caboclo, inclusive existe o livro do prof. Josélio Teles - O Dono da Terra, o Caboclo nos Candomblés da Bahia, que mostra que esses guias iniciaram seu trabalho dentro dos Candomblés e, posteriormente, surgiu um Candomblé próprio para eles. Existem também a questão da Aumbhandan que muito interessante. Essa corrente diz que a Umbanda ou Ombhandhum sagrada é a Prótosíntese Cósmica da verdadeira ciência da Umbanda, dos Portentosos Senhores de Aruanda, a convergir para ...E dizem quem assim acredita, como os guias que lá baixam, que surgiu na Atlântida e na Lemúria. Se pegarmos os anais do Primeiro Congresso de Espiritismo de Umbanda (eles achavam que Umbanda era uma parte do Espiritismo - http://www.slideshare.net/ronitaeitalojr/1-congresso-brasileiro-do-...), realizado em 1941, seu foco principal era, justamente como o seu tópico, saber de onde surgiu a Umbanda. O interessante é que a tese que era sustentada era da Lemúria e da Atlântida, e foi a que ficou. O interessante é que um dos organizadores do Congresso era o Sr. Zélio Fernandino de Moraes e, naquela época, mediante a importância do Congresso e da temática levantada, nada, absolutamente nada lhe foi atribuida como sendo o fundador da Umbanda. Apenas uma honrosa lembranda de ter sido o C7E o fundador da primeira federação de Umbanda: "... Antes de entrar no assunto propriamente dito, rendo uma homenagem ao Guia Espiritual, o "Caboclo das Sete Encruzilhadas", o idealizador da Federação Espírita de Umbanda, ao chefe da Tenda de São Jorge, João Severino Ramos ..." Isso intriga os pesquisadores até hoje, visto a importância do evento e de ter sido o Sr. Zélio um dos organizadores. Existem especulações, mas não existem provas que sustentem certos porquês, então, ainda há muito para pesquisar e achar. Outro fato que intriga os pesquisadores é que os primeiros livros publicados não fazem referência a essa fundação ou memso ao Sr. Zélio como fundador, e, visto que muitos desses livros tinham o cunho de serem psicografador pelas entidades, isso não ocorreu. Apenas décadas mais tarde houve e difusão do mito da anunciação que, pelo que lembro, tem 3 versões. Em uma dessas versões o C7E teria dito que estava fundando a Alabanda, mas como não teria a vibratória correta do som (o que é estranho, já que ra uma organização do Astral, algo já pre-organizado) e ai teria mudado para Aumbhanda e outros dizem para Umbanda. Seja lá qual for, acabou se tornando Umbanda. Em relatos de Arthur Ramos, ele teria encontrado uma macumba no Rio de Janeiro em que o sacerdote se chamava Embanda ou Umbanda, e toda a organização comentada é bem parecida das casas sincréticas atuais. Voltando ao mito na anunciação, uma das versões diz que o primeiro guia a baixar no Sr. Zélio foi o C7E no tal Centro Espírita, entretanto, pesquisas foram feitas e o tal Centro não era naquela localidade, o presidente à época não era aquele e não a atá do dia do tal evento. Já em outro, diz que o primeiro guia a baixar no Sr. Zélio foi Pai Antônio, qdo o Sr. Zélio foi procurar a rezadeira que também trabalhava com um preto-velho (os pretos-velhos já estavam por ai). Existe um vídeo gravado pelo pessoal do PAi Maneco, de Curitiba, em que a Sr. Zélia confirma que a primeira incorporação foi realmente de APi Antônio e na rezadeira. O que acontece é que existem várias versões para a criação ou origem da Umbanda. Muitas referenciadas por guias dizendo que veio da Atlântida, foi criada por Zélio, veio se formando gradativamente dentro dos Candomblés até atingir uma forma e se expandiu. Eu tenho um relato de uma conhecido que foi parao sertão do Ceará, e lá ele encontrou um pequeno terreiro com pretos-velho e caboclos, imagem de santos etc. Quando foi falar com a responsável, após o termino dos trabalhos ele disse a ela que estava muito contente de ter achado ali, em um local tão distante um terreiro de Umbanda. Nisso a senhora perguntaq a ele: Umbanda? Que que é isso? Depois de mais de 20 anos no que eu faço como Umbanda, mesmo que alguns digam que eu não sou Umbandista, cheguei a conclusão que nunca saberemos de fato. É como no caso de Jesus: homem, Deus, Mestre dos Mestres, Orixá Africano ... se acharem a tumba, irá fazer diferença para quem acredita que é Deus? Então não ligo para o mensageiro, mas me direciono a mensagem, o que é mais importante. Sabe como cheguei a essa conclusão? Foi bem simples. Se uma entidade diz que a Umbanda tem origem na África, com os antepassados e sua necessidade de ajudar aos vivos, ela está correta, pois quem segue assim o segue porque acredita e junto com isso, faz caridade, ajuda as pessoas, permite que guias e assistenciados, todos, se beneficiem com aquele trabalho espiritual, limpando e livrando muita gente de doenças, kiumbas, obsessores, salvando vidas e mostrando caminhos. Se uma entidade diz que a Umbanda surgiu com Zélio sua necessidade de ajudar aos vivos, ela está correta, pois quem segue assim o segue porque acredita e junto com isso, faz caridade, ajuda as pessoas, permite que guias e assistenciados, todos, se beneficiem com aquele trabalho espiritual, limpando e livrando muita gente de doenças, kiumbas, obsessores, salvando vidas e mostrando caminhos. Se uma entidade diz que a Umbanda veio da Atlantida com a finalidade de ajudar aos vivos, ela está correta, pois quem segue assim o segue porque acredita e junto com isso, faz caridade, ajuda as pessoas, permite que guias e assistenciados, todos, se beneficiem com aquele trabalho espiritual, limpando e livrando muita gente de doenças, kiumbas, obsessores, salvando vidas e mostrando caminhos. Veja bem, não importa quem se diga que criou, a proposta se mantem independente do mensageiro: necessidade de ajudar aos vivos, ela está correta, pois quem segue assim o segue porque acredita e junto com isso, faz caridade, ajuda as pessoas, permite que guias e assistenciados, todos, se beneficiem com aquele trabalho espiritual, limpando e livrando muita gente de doenças, kiumbas, obsessores, salvando vidas e mostrando caminhos. Qualquer prova pove comprovar qq uma das vertentes, pois quem ali está irá procurar qq coisa que a justifique. Implicando sempre em um impasse. Na realidade todas são verdadeiras, pois hj em dia todas se fundiram e se transformaram em algo chamado Umbanda. Então a validade está na proposta que nos aproxima e não na tese de defender que foi com fulano ou ciclano que é algo que nos distancia, pois se um estiver certo, os outros estaram errados. Se formos ver, vivemos isso constantemente na busca de certos e errados, pois qdo alguém diz que a Umbanda é cristã, os Cristãos quicam e provam por A + B que não, mas mesmo assim, muitos de nós se colocam como Cristãos, independente se os Cristãos gostem ou não, pois muitos se sentem como Cristão. E, entre os Cristão, tb existe a briga para provar quem é a igreja correta e verdadeira, e, como acontece conosco, se uma é a verdadeira, as outras são erradas. Nós criamos a confusão, pois Deus criou o quebra-cabeças só que com peças faltando, mas bem visualizada a mensagem que quis mandar. Ou você tenta seguir a mensagem, ou ficará, eternamente, na procura de uma verdade onde faltam peças, pois seu autor assim o desejou. Precisamos é nos respeitar mutuamente, nos unir em nossa diversidade e pluralidade, e não buscar verdadeiras verdades. Se assim o fosse, não haveria dúvidas. A verdade seria única e comum a todos. Perdemos tempo demais procurando o que nos afasta, em vez de buscar o que nos aproxima. Mesmo que diversos e plurais. Um abraço, Pai Etiene Sales

Um comentário:

  1. Olá mano!
    Eu entendo que a busca da origem da Umbanda faz parte de um contexto histórico que tinha como objetivo higenizar a Umbanda dos rituais afros, perseguidos como feitiçaria e curandeirismo.
    A questão é que o contexto mudou, mas essa tentativa não.
    A mana Luna, me disse que tem um grupo de sacerdotes da baixada fluminense, no Rio de Janeiro que continua com essa pretensão e vem se reunindo com essa finalidade... então, penso que é importante espalharmos no e com o vento, artigos como esse, que mostrem a diversidade da Umbanda e sua pluralidade.
    Entendo que precisamos levar no e com o vento que a realidade é localizada cultural, material e historicamente, ela é feita e ela é múltipla.
    Que possamos com outros, como o Etiene ajudar a construir uma outra realidade para a Umbanda, de respeito mútuo e de união em nossa diversidade e pluralidade.
    O jogo continua e nós que somos umbandistas precisamos saber, compreender e reafirmar a quem a união da Umbanda interessa e o que esperam de nós os Guias que nos orientam.
    Abração e axé!

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