quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Palavras não perdidas ao vento


Palavras de uma ÌYÁLÓÒRÌSÀ para seu OMO ÒRÌSÀ KON

Eu fiz você conhecer o seu ÒRÌSÀ que é a sua essência exterior positiva, mas não posso fazer com que você o aceite ou acredite nele.

Eu trouxe seu ÒRÌSÀ em terra, mas não poderei incorporá-lo por você .

Eu posso mostrar- lhe os caminhos, mas não posso andar neles por você. 

Eu posso ensinar-lhe a nossa Religião, mas não posso fazer com que aceite e acredite nela.

Eu posso ensinar-lo a ter Fé, mas não posso fazer com que você tenha Fé.

Eu posso ensiná-lo a ter Amor, Veneração e Respeito para com os ÒRÌSÀ e para com o seu ÒRÌSÀ, mas não posso fazer com que você tenha estes sentimentos.

Eu posso ensinar-lhe sobre o seu ÒRÌSÀ ORÍ e todo o poder energético positivo que Ele representará em sua vida, mas não posso fazer com que você creia, aceite,respeite e o ame.

Eu posso lhe ajudar com os caminhos corretos em sua vida nas interpretações que meu jogo de BÚZIO apontar quando você precisar de orientação, mas não posso fazer com que você acate, aceite e siga a esta orientação.
Eu posso mostrar- lhe a diferença entre o certo e o errado, mas não posso decidir por você.

Eu posso fazer com que a sua INICIAÇÃO e a sua longa caminhada dentro da nossa Religião seja correta e perfeita, mas não posso fazê-lo correto e perfeito em sua longa caminhada pela sua vida Religiosa e sua vida Social.

Eu posso dar- lhe conselhos , mas não posso segui-los por você.

Eu posso ensiná-lo a compartilhar, mas não posso fazê-lo generoso. 

Eu posso ensiná-lo a ter respeito, consideração, amizade e honestidade para com os meus OMO ÒRÌSÀ KON (seus irmãos em ÒRÌSÀ) e para com o nosso Templo Religioso, mas não posso impor isto a você.

Eu posso ensinar-lhe sobre os nossos Antepassados para que você também os respeite e siga seus ensinamentos, mas não posso impor isto a você.

Eu posso e devo ensinar-lhe somente o Correto e o que é Honesto sobre a nossa Liturgia,Dogma,Preceito, Regra e Fundamento, mas não posso afirmar que você entendeu e que seguira as minhas orientações em seu futuro sobre a nossa Religião.

Eu posso falar sobre a vida, mas não posso e não quero vive-la por você.

Eu posso lhe dar amor, consideração, carinho e respeito, e tenho que acreditar que você terá os mesmos sentimentos, mas não posso pedir que você tenha por mim.

Eu posso lhe dar AMOR, RESPEITO, CARINHO AMIZADE, CONSIDERAÇÃO e HONESTIDADE por toda a minha existência .,,, isto eu o farei.

Eu gostaria de ter a certeza que anos mais tarde no seu futuro dentro da nossa Religião, quando você depois de cumprir todas as suas etapas como um (a) OMO ÒRÌSÀ KON; e receber de minhas mãos o seu cargo de OYÈ conforme o seu IPIN já pré- estabelecido, para ser um BÀBÁLÓÒRÌSÁ ou uma ÌYÀLÓÒRÌSÀ, tenha o seu ILÉ,e o conduza Honestamente conforme que você aprendeu comigo dentro do nosso ÀSE, repassando corretamente a nossa Liturgia,Preceitos, Dogmas e Fundamentos, bem como os Ensinamentos e Respeito aos nossos antepassados para os seus OMO ÒRÌSÀ KON, me deixando muito orgulhosa de você e a mim mesma; pois eu teria a certeza de ter cumprido o meu IPIN estabelecido por OLÓDÙMARÈ, bem como a responsabilidade que me foi dada por meu BÀBÁLÓÒRÌSÁ,quando me deu o cargo de OYÈ, como uma ÌYÀLÓÒRÌSÀ.

Eu também gostaria que você mesmo que não tenha em seu IPIN já pré-estabelecido em ser um futuro BÀBÁ ou uma ÌYÁ, chegando a cumprir todas as etapas existentes em nossa Religião, passando de ser um ÌYÀWÓ, para ser um (a) ÈGBÓN, Responsável, Dedicado,Honesto e Leal para com o nosso ÀSE e para com os meus OMO ÒRÌSÀ KON seus irmãos em ÒRÌSÀ, ou seja os ÌYÀWÓ como também para os ÀBÍON, ensinado tudo o que você aprendeu comigo para os seus mais novos,deixando-me muito orgulhosa de você e a mim mesma,pois eu teria a certeza de ter cumprido o meu IPIN estabelecido por OLÓDÙMARÈ, bem como a responsabilidade que me foi dada por meu BÀBÁLÓÒRÌSÁ,quando me deu o cargo de OYÈ, como uma ÌYÀLÓÒRÌSÀ.

Eu posso e devo lhe impregnar como sua ÌYÀLÓÒRÌSÀ a Veiculação e Transmissão do verdadeiro Àse de todos os nossos ÒRÌSÀ.

Àse púpò àti ki OYA àá gbèé wa
Ìyá Angela ti OYA (Rede Afroecumênica)

Um comentário:

  1. Olá mano, rssss, to dando uma folga pra mim mesmo, rssss.

    Gostaria de comentar com todo o respeito.

    As palavras da Ìyà são perfeitas na medida do que se espera, porém mostra o quanto ainda deve-se aprender.

    Um Sacerdote de Fato e de Direito não abre matrículas para interessados, ele simplesmente as realiza sem esperar porém que se manifeste nesses o seguimento igual.

    Quando escolhemos um iniciado o fazemos através do jogo e para sua iniciação o jogo descreve ou deveria descrever todo seu caminhar.

    Em verdade a fundamentação do culto anda em muitos na ponta da lingua, mas a intuição da escolha ficou perdida nos ancestrais.

    Realizar uma iniciação não compromete o iniciador em em formatá-lo a sussessor. Muitos que nos procuram necessitam da iniciação para seu equilíbrio e não para serem futuros Sacerdotes.

    A própria escolha do Oruko já nos diz isso, porém tornou-se normalização dar Oruko conforme o Orixá da cabeça e não da caminhada vista em jogo.

    Como bem dizia meu Baba, "Há muitas cabras entre nós, mas não muitos carneiros".

    Ògún gbèé wa ò!

    ResponderExcluir